Como recuperar o peso neste início de ano
Como recuperar o peso neste início de ano
Profissional dá dicas práticas para manter o estilo de vida saudável em 2023
As confraternizações de fim ano acabaram e, com isso, as promessas de estilo vida saudável predominam, especialmente nesse período comumente marcado pelo excesso de calorias — e alguns quilos a mais. Portanto, saber como recuperar o corpo após as festas é um desejo comum e, acredite, a prática pode ser mais fácil do que se imagina.
Segundo a profissional de educação física e especialista em nutrição esportiva Fran Petersen, o “prejuízo” durante o período de confraternização tende a ser mais intenso entre as sedentárias e aquelas que não mantiveram uma dieta balanceada ao longo do ano. Sendo assim, o primeiro passo é a mudança no estilo de vida.
Para eliminar o peso extra pós-festas, Fran destaca a importância da prática de atividades físicas. “Se você ainda não tem esse hábito, pode começar com uma simples caminhada ao voltar para casa do trabalho e subir escadas ao invés do elevador, por exemplo. Todos esses pequenos movimentos ao final do dia irão contabilizar uma demanda energética maior, fazendo com que você se livre do peso extra, caso tenha ingerido [alimentos] em excesso”, orienta.
Para potencializar o emagrecimento, a profissional indica práticas para desinflamar o corpo. “O uso de chás verde, hibisco, gengibre e limão são ótimas opções para desinflamar em poucos dias, bem como algumas sessões de drenagem linfática, que irão auxiliar no processo de circulação, eliminando os líquidos do corpo mais rápido”, pontua.
Fran incentiva, ainda, a criação de uma meta, para facilitar o processo. “Escreva-a e olhe-a todos os dias, ative seus gatilhos de recompensa. Por exemplo, ‘se eu voltar a malhar, vou conseguir vestir aquele vestido para o Carnaval’ (…) ‘se eu voltar a malhar vou ter meu condicionamento de volta e vou conseguir ganhar o campeonato que sempre sonhei’. Sempre pense no seu maior sonho, use-o como ferramenta para motivação, até você criar disciplina e isso se tornar um hábito saudável”, finaliza.