Como fazer as unhas sozinha? 7 passos para a manicure perfeita em casa

Fazer as unhas sozinha pode ser difícil para você, iniciante em manicure. Quando começamos, nem sempre estamos preparados; às vezes, até pulamos etapas cruciais e, por isso, o resultado não fica como o esperado.

Quer saber, de um vez por todas, o que você precisa para fazer as unhas e, principalmente, como fazê-las sozinha?

Quais os materiais usados para fazer unha?


Se você está começando do zero, provavelmente não tem nada do que é preciso para fazer as unhas sozinha em casa.

Lembre-se de que você não precisa comprar tudo de uma vez!

 
Anota aí:

Cortador de unhas;
Lixa;
Empurrador de cutículas;
Alicate de unhas;
Palito de dente;
Algodão;
Acetona ou outro removedor de esmalte;
Base;
Esmalte de cor;
Top coat (extra brilho); enfim,
Óleo de cutícula.
Como fazer as unhas em casa igual uma profissional?

1. Corte as unhas

Caso você queira diminuir o tamanho, apare as unhas usando um cortador de unhas. Você pode pensar que uma lixa ajudaria nessa etapa, mas ela funciona melhor para modelar.

2. Lixe as unhas

Você sabia que existem várias gramaturas de lixa de unhas? Com a lixa 180, que é a fina, você pode modelar as áreas próximas à cutícula, por exemplo. Além disso, tem a 120, que serve para modelar as unhas.

São várias as formas de lixar, o recomendado, nesse sentido, é você ir em uma só direção e evitar o movimento para frente e para trás. Isso porque você evita que suas unhas se quebrem. Inclusive, para mesmo efeito, evite polir em cima da unha.

Caso você não consiga alcançar uma forma certa, a dica é lixar as unhas antes de remover a esmaltação antiga. Assim você conseguirá ver sua forma final!

3. Cuide de suas cutículas


Com as unhas cortadas e modeladas, agora é a vez das cutículas. O primeiro passo é empurrar suas cutículas para trás com um empurrador de cutículas.

Se você é iniciante na manicure em casa, experimente fazer este passo logo depois do banho, quando a pele fica macia. Por outro lado, você pode usar um amolecedor de cutículas.

Ao cutilar, tome cuidado para não perder alguns “bifes”. Além disso, é importante para a sua saúde e dos outros só você usar os itens de unha, principalmente o alicate. Por isso, nada de compartilhar. Afinal, algumas doenças são transmitidas por contato pelo sangue, por exemplo. Fique atento!

4. Prepare suas unhas


Antes de tocar em um esmalte, é importante preparar a unha para ter um resultado em casa melhor. Se você quiser polir caso tiver algum sulco, agora é o momento. Todavia, evite fazer isso sempre, para que suas unhas não afinem com o tempo.

Para uma esmaltação perfeita, embebede um disco de algodão na acetona ou outro tipo de removedor de esmaltes. Ela elimina o esmalte antigo.

Além disso, você pode usar álcool para eliminar a oleosidade. Assim evitando que seu esmalte descasque depois, afinal um dos motivos disso é o óleo na unha.

Certifique-se de remover a esmaltação antiga de todos os cantinhos!

5. Aplique uma camada de base e pinte


Lembre-se de sempre que pegar um esmalte para passar nas unhas, antes agitá-lo para garantir sua consistência e combinar seus ingredientes, tanto a base quanto o esmalte de cor.

Aplique camadas finas e uniformes, assim o tempo de secagem será rápido e você terá um melhor resultado. Caso você tenha tempo, deixa cada camada secar para aplicar a próxima.

Se você tem dificuldades para pintar a mão não dominante, a dica é estabilizar essa mão colocando o cotovelo e o antebraço na mesa. Nesse sentido, ela ficará mais firme.

Também não tem problema o esmalte sair das unha, na verdade isso é bem normal e até indicado. Dessa forma nenhum cantinho fica faltando esmalte. Depois de passar na mão toda, basta limpar com o auxílio de um palito.

6. Use um top coat (extra brilho)


Após a esmaltação, é importante selar com um top coat. Afinal, ele protege e funciona como um fortalecedor de unhas. Sem contar que essa camada adiciona brilho e ajuda a garantir que sua esmaltação dure mais.

Você deve aplicar um top coat sempre após terminar o esmalte, mas pode aplicá-lo dias depois para prolongar a vida útil da sua manicure.

7. Hidrate


Embora suas unhas estejam tecnicamente finalizadas, você precisa adicionar umidade através de um óleo de cutícula e creme para mãos. Essa etapa é muitas vezes esquecida, mas faz com que sua manicure em casa pareça que você fez em um salão.

Aprendeu como fazer as unhas sozinha? Então, é hora de praticar!

Agora que você aprendeu como fazer as unhas sozinha, com dicas para o resultado em casa ficar como o de uma profissional, é hora de praticar seus conhecimentos sobre manicure.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *