Cuidados com a pele no inverno: precauções e dicas de produtos
Com a frente fria que acometeu boa parte do país, as pessoas começaram a se preocupar cada vez mais com os cuidados com a pele no inverno. Afinal, quais são as precauções que você deve tomar quando a temperatura cai? Existe alguma diferença com o skincare no verão?
A verdade é que, sim, existem algumas particularidades nas quais você deve prestar atenção para manter a pele sempre saudável – mesmo quando o clima está frio e seco. Adaptar a sua rotina de acordo com o clima é a melhor forma de proteger a sua barreira cutânea e preservar a aparência jovem e saudável da pele.
Use sabonetes hidratantes
No inverno e nos dias mais frios do ano, o clima costuma ficar muito seco. Dessa forma, a falta de umidade do ar pode fazer com que a pele fique mais ressecada – mesmo se você tiver a pele oleosa.
Dessa forma, apostar em sabonetes com fórmulas hidratantes durante esse período pode ser uma excelente opção. Deixe de lado o gel de limpeza com ácido na fórmula (como é o caso de produtos como o Normaderm, da Vichy, e o Effaclar, da La-Roche Posay, queridinhos dos brasileiros), e invista em fórmulas menos agressivas.
Aliás, vale ressaltar que sabonetes hidratantes ainda são capazes de fazer uma limpeza profunda e manter a pele livre de impurezas. Portanto, não tenha medo de investir!
Use um tônico hidratante
A mesma dica do sabonete vale também para o tônico. Os tônicos adstringentes são conhecidos por, muitas vezes, conterem ácidos e até mesmo álcool na formulação. Afinal, é assim que eles conseguem reduzir a oleosidade em dias mais quentes.
Porém, os cuidados com a pele no inverno envolvem o máximo de hidratação possível. Então, o ideal é que você opte por fórmulas menos agressivas e com agentes hidratantes na composição. O tônico é o segundo passo da rotina e pode fazer toda a diferença!
Evite a esfoliação!
Outra dica muito importante para evitar o ressecamento da pele no inverno é reduzir a frequência da esfoliação. Isso porque a pele fica mais seca nos dias mais frios. Sendo assim, ela fica também mais sensível e a esfoliação pode acabar prejudicando a pele.
O ideal é que você esfolie a pele no inverno uma vez por semana – ou até mesmo uma vez a cada quinze dias. Tudo vai depender da sua pele!
Além disso, evite esfoliantes com muitos ácidos na fórmula, já que eles têm uma ação mais profunda. O ideal é apostar em produtos com agentes hidratantes, como o ácido hialurônico.
A pele exige uma hidratação mais profunda nos dias mais frios. Logo, cremes mais densos e até mesmo óleos faciais podem reforçar a barreira de proteção da pele, evitando o ressecamento e garantindo uma cútis muito mais hidratada.
Lembre-se de hidratar a pele sempre duas vezes ao dia – preferencialmente de manhã e antes de dormir. Além disso, beba muita água para manter a hidratação de dentro para fora.
Como evitar o ressecamento da pele no inverno?
Os cuidados com a pele no inverno envolvem o máximo de hidratação e a redução do uso de produtos agressivos – como aqueles que contém ácido na fórmula e que são esfoliantes. Por isso, invista em cremes mais densos e até mesmo óleo facial, como o óleo de rosa mosqueta, para manter a pele hidratada.
Além disso, beber água é um cuidado que deve ser tomado em qualquer estação do ano. A ingestão de água garante a hidratação de dentro para fora, ajudando o corpo a realizar suas funções básicas e ficar sempre saudável.
Da mesma forma, deixe o esfoliante de lado nos dias mais frios e dê preferência aos sabonetes e tônicos hidratantes. Com essas dicas simples, você já vai conquistar uma pele muito mais saudável!