Seis dicas para encontrar vagas de emprego no LinkedIn
Procurar vagas no LinkedIn pode ser bastante útil para encontrar oportunidades de emprego com mais rapidez. A plataforma oferece alguns recursos que poucos conhecem e podem ajudar quem está em busca de recolocação profissional.
1. Use a busca avançadaO LinkedIn oferece uma ferramenta de busca na qual é possível procurar por vagas abertas. Neste mecanismo, o usuário pode utilizar códigos que refinam a pesquisa para que a rede social mostre oportunidades específicas com mais rapidez.
Empresas de grande, médio ou pequeno porte têm seus próprios perfis no LinkedIn, e acompanhar as páginas dessas companhias pode colocar o candidato à frente na hora de encontrar uma vaga. Muitas organizações divulgam suas vagas em publicações comuns no feed da rede social, explicando detalhes da seleção e como o usuário pode se candidatar. Portanto, seguir o perfil da empresa na qual você deseja trabalhar pode ser uma estratégia interessante para saber rapidamente quando uma vaga será aberta.
O LinkedIn permite que o usuário siga até mil organizações. Para acompanhar as vagas e novidades publicadas pelas empresas, basta acessar o perfil da companhia e clicar em “Seguir”. Além de ajudar a localizar oportunidades de emprego, seguir as páginas das empresas permite que o candidato conheça previamente o perfil da companhia, o que pode ser útil na hora de entrevistas.
3. Configure alertas de vagas
O LinkedIn pode enviar alertas quando uma vaga do seu interesse for anunciada na rede social, sempre com recomendações baseadas nas preferências de atuação profissional que você informou. É possível ativar o recebimento de alertas diários ou semanais por e-mail, por notificações no aplicativo para Android e iPhone (iOS) ou pelas duas opções.
Para criar um alerta de vaga, pesquise por uma oportunidade de trabalho e ative a chave de “Alerta de Vagas” — o alerta será criado com as configurações da pesquisa que você acabou de fazer. Depois, você pode acessar o menu de “Alerta de Vagas”, disponibilizado na seção “Vagas”, para editar a frequência das notificações ou para desativar o lembrete.
4. Filtre por vagas remotas
A ferramenta de busca do LinkedIn permite que o usuário encontre vagas específicas para trabalho remoto, recurso que pode ser útil para localizar trabalhos em cidades distantes e aumentar as oportunidades de emprego. Para pesquisar por essas posições, clique em “Vagas” e realize a busca como desejar. Depois que os resultados estiverem na tela, clique em “Pesquisar localidade” e selecione a opção “Trabalho remoto”.
5. Mostre aos recrutadores que você está disponível
O LinkedIn permite que os usuários divulguem que estão procurando emprego de uma forma simples: adicionando o selo “Open to Work” à foto de perfil. O adesivo possui o formato de um anel verde e revela aos recrutadores e à rede que aquela pessoa está disponível para receber propostas de trabalho.
Para colocar o selo Open to Work no LinkedIn, basta acessar o próprio perfil, editar o campo “Buscando emprego” e ativar a opção de compartilhar com toda a rede LinkedIn que você está à procura de oportunidades.
6. Pesquise por termos entre aspas para achar vagas recém-publicadas
Usar aspas na ferramenta de busca pode facilitar a localização de vagas específicas. Porém, utilizar este comando associado a outro recurso pode ser ainda mais útil para encontrar vagas recém-publicadas. Para isso, faça uma pesquisa de busca normalmente e, no menu “Tags”, exibido na parte superior da tela, filtre os resultados selecionando o botão “Publicações”. Feito isso, o LinkedIn mostrará posts publicados recentemente com aquela palavra-chave. A relação de publicações pode incluir vagas recém-abertas.