Como cuidar de cabelos oleosos
Não há nada de errado em lavar o cabelo diariamente, mas você deve admitir que fazê-lo duas ou três vezes por semana é muito mais agradável e economiza muito tempo.
Existem fatores que alteram ligeiramente a intensidade da produção de sebo e você pode influenciá-los.
Em primeiro lugar, os hormônios, se o seu cabelo era geralmente normal e de repente começou a ficar oleoso muito rapidamente, isso é um sinal de alarme (um motivo para ir ao médico!). Aliás, é por isso que, com a idade, o tipo de cabelo, como a pele, muda para o ressecamento.
A má alimentação, a falta de vitaminas e os maus hábitos também fazem o trabalho sujo.
O calor ativa todo o trabalho do sistema excretor em geral no verão até o cabelo normal fica um pouco opaco, e mesmo o cabelo oleoso passa por maus bocados.
Um fator que não deve ser descartado é o estresse.
A limpeza muito agressiva ou produtos inadequados forçam a pele a se defender o máximo possível e a produzir um pouco mais de oleosidade.Como cuidar de cabelos oleosos
1º passo: shampoo
Quem tem o cabelo oleoso sempre quer que ele fique limpo até p último fio, para deixá-lo mais seco, e esse é o primeiro erro que precisa ser corrigido.
Se o shampoo for muito agressivo, ele ressecará o couro cabeludo e se apressará em restaurar a película protetora com força total. Portanto, é melhor escolher a fórmula mais suave.
Muito provavelmente, esse shampoo não vai espumar muito e, geralmente, sua textura é bastante líquida, você precisa se acostumar com isso, porque eles limpam tão bem quanto suas contrapartes espumosas.
Cuidado com o PH do shampoo!
Um ponto interessante na escolha de um shampoo é o equilíbrio do pH . O pH da água da torneira oscila em torno de 7, e é bastante difícil para o cabelo, o pH do couro cabeludo varia de 5,5 ligeiramente ácido em saudáveis a 7 e mais alto se fungos e bactérias estiverem atacando lá.
Se o frasco estiver rotulado como “para limpeza profunda”, este é um shampoo alcalino: esta fórmula abre rapidamente a cutícula para lavar o sebo e resíduos de modelagem de dentro.
2º passo: máscara, bálsamo ou condicionador
Máscara, bálsamo ou condicionador? Se você escolheu o shampoo de acordo com as recomendações do parágrafo anterior, e é o mais neutro e delicado possível, são os produtos para cuidados posteriores que devem estar com a máxima funcionalidade.
Com as máscaras para couro cabeludo oleoso, tudo é muito difícil: por ser esse tipo de pele que reage de forma muito reverente aos componentes do cuidado ativo, geralmente as máscaras são liberadas para uso antes da lavagem.
Além dos componentes listados acima, os óleos são frequentemente adicionados a elas (eles entregam nutrientes às células da pele e as lavam para não sobrecarregar).
Se o cabelo claramente precisa de nutrição adicional, seca ao longo do comprimento e perde o brilho, então uma máscara ou condicionador deve ser usado após a lavagem, no entanto, é melhor evitar ingredientes sem enxágue (silicones e óleos minerais) e óleos nutritivos pesados que reduzem o volume do cabelo. E aplique-os apenas no comprimento, afastando-se alguns centímetros da pele.
Outra regra geral que muitas vezes é negligenciada nos cuidados domiciliares: máscara e condicionador não são produtos idênticos.
Eles têm uma funcionalidade diferente: as máscaras abrem a cutícula do cabelo para que seus componentes úteis penetrem em seu interior.
Os condicionadores fecham a cutícula, selando todos os benefícios internos. Portanto, condicionadores podem e devem ser usados após cada lavagem e máscaras conforme a necessidade.
3º passo: como lavar adequadamente o cabelo oleoso
Você se lembra de que as glândulas sebáceas trabalham mais ativamente no calor? Com a temperatura da água, tudo acontece da mesma maneira. Portanto, ao lavar, você precisa usar água morna, não quente.
Gaste alguns minutos a mais do que o normal com o enxágue: quanto mais você tirar o shampoo e o condicionador, melhor. E aí está um belo truque de salão: o último enxágue tem que ser frio.
A diferença de temperatura, mesmo pequena, estimula perfeitamente a circulação sanguínea do couro cabeludo, e a própria água fria fecha a cutícula dos fios, deixando-os brilhantes, mais densos e segurando melhor o volume.
4º passo: secagem e escovaçãoSe você não pode usar um secador de cabelo e aparelhos de modelagem quentes, ótimo, lembra da temperatura? Se não pode dispensar o secador de cabelo, é melhor regular a temperatura o mais baixa possível e, ao pentear, concentre-se apenas no cabelo ao longo do comprimento, sem sobreaquecer as raízes.
Tenha em mente que é um tratamento constante, não tem como deixar para cuidar das madeixas apenas em emergências. É preciso apostar em cuidados de longa duração, que vão manter seus cabelos sempre saudáveis. Faça uso de shampoos e cremes de qualidade e evite os fatores externos que favorecem a oleosidade, como os já citados acima.
Seguindo nossas dicas, seu cabelo ficará sempre lindo, saudável e livre de oleosidade.