Como escolher a mesa de centro e a poltrona ideal
A mesa de centro é um dos móveis mais estratégicos para a decoração de um ambiente, o seu próprio nome já dá pistas da sua relevância no espaço, ficando no centro de tudo, é natural que chame a atenção e diga muito sobre o estilo de decoração e até mesmo a personalidade dos donos da casa.
Para escolher o estilo adequado da mesa de centro, é preciso levar em consideração toda a decoração do cômodo em questão, como por exemplo se terá uma poltrona e ou outras peças para compor.
Se a sala seguir uma decoração clássica e tradicional, a mesa de centro pode estar dentro da mesma linha, trazendo um conjunto harmonioso e coerente. Porém, para aqueles que são um pouco mais ousados, a mesa pode também ser moderna, colorida, em um estilo contemporâneo e inovador.
Mesa de Centro Alfama Recouro Madeira Tauari Estilo Contemporâneo Design by Renato Garcia
Mesa de Centro Mylah Detalhes em Fita Madeira Maciça Eucalipto Design by Daniela Ferro
Mesa de Centro Hailee Retangular Tampo Vidro Base Madeira Eucalipto
Mesa de Centro Meilen com Gaveta e Bandeja Madeira Tauari Estilo Contemporâneo
Em geral, recomenda-se que a mesa de centro fique abaixo da linha do sofá. O ideal é que ela tenha entre 30 e 40 centímetros de altura, sendo menor que os sofás. Mas isso varia de acordo com o gosto dos moradores e também a altura dos outros móveis do ambiente.
Como decorar uma mesa de centro
A escolha dos objetos decorativos é muito importante, pois eles revelam um pouco do gosto dos moradores.
Objetos de família: peças que rementem à memória afetiva de quem vive na casa, não deixando que o móvel acomode apenas objetos aleatórios, mas criando uma personalidade para a mesa de centro.
Livros: coloque alguns dos seus livros preferidos em cima da mesa de centro. Além de enfeitar o ambiente, os convidados poderão conhecer um pouco mais sobre você. Eles podem ficar soltos e espalhados.
Arranjos de flores: os arranjos de flores trazem vida e perfume para o ambiente.
Porta-retratos: são ótimos para transmitir empatia e simpatia aos visitantes, afinal você está abrindo sua casa para ele, sua intimidade, família e momentos.
Velas: as velas aromáticas são extremamente indicadas, pois deixam o ar aconchegante.
Esculturas: ficam lindas, mas lembre-se de não colocar objetos muito altos que possam atrapalhar a visibilidade da TV ou até mesmo a socialização.
E as poltronas, como usa-las na decoração?
Elas se adaptam tanto em espaços compactos quanto em espaços mais amplos. Podem ser coloridas ou em tons mais sóbrios. As possibilidades das poltronas na decoração de uma casa são muitas, sua importância, indiscutível. Não à toa, elas sempre arranjam um jeito de marcar presença, seja naquele canto especial da sala, no escritório ou mesmo no quarto.
Primeiramente, preste atenção nas medidas da poltrona. O ideal é que suas dimensões deixem um espaço de no mínimo 80 cm para circulação.
Para escolher o estofado adequado, pense na utilidade da poltrona. Se ela vai ficar na sala de estar, por exemplo, a poltrona pode ser de estofado mais firme, para receber bem as visitas. Já na sala de TV, o ideal é que elas priorizem o conforto, com um estofado mais macio. No quarto, elas podem ser reclináveis, caso ocupem o espaço de leitura. Também podem vir acompanhadas de banquetas, para apoio dos pés. Se elas servirem como suporte para troca de sapatos e de roupas, é recomendado um estofado mais firme.
Observe também as cores que predominam no local onde a poltrona será posicionada. Caso a base seja de tons lisos, você pode escolher uma poltrona revestida com um tecido estampado e fazer dela o ponto de cor do seu ambiente. Caso na sala predominem os tons vibrantes, vale a pena escolher uma cor complementar para a poltrona.
Texturas ajudam na hora de escolher o material de que será feito a poltrona. Se seu sofá é de couro, escolha uma poltrona em linho ou algodão para conferir equilíbrio ao décor e vice-versa.
Na hora de posicioná-las, vale usar a tática do círculo visual. Ela consiste em dispor os móveis em um círculo ou semicírculo, de forma que quem sente no sofá consiga conversar com que está na poltrona, por exemplo. O importante é que a posição dos móveis forme um espaço delimitado.Lembrando que todos os exemplos que mostrei aqui, vocês podem encontrar no site da Atelier Clássico.
Lá vocês vão encontrar essas e outras opções de modelo, tamanho e pintura para escolher de acordo com o seu gosto e com o que você quer para decorar o seu ambiente.