Cuidados básicos contra o envelhecimento dos cabelos

Várias marcas estão lançando produtos anti-idade para os fios
Os fios brancos é que levam a fama – erroneamente, convenhamos – de ser um dos sinais do envelhecimento dos fios. Mas, as marcas do passar do tempo para o cabelo são bem diferentes. Aos poucos ele vai ficando mais fino, ressecado, quebradiço e seco. De olho nesses aspectos, várias marcas de xampu estão lançando produtos anti-idade para os fios. Muitos outros cuidados no dia a dia, no entanto, podem ajudar a mantê-los jovens, como ensinam os terapeutas capilar do Werner Coiffeur Edy Clemente e Aldo Viterbo.

O grau de envelhecimento dos fios é medido a partir do comprimento do cabelo, mas não tem nenhuma relação com a idade da mulher. Na verdade, a matemática é simples: quanto mais comprido for o fio, mais velho ele é, ou seja, a ponta está recebendo todos os efeitos do sol, do banho, da água quente, da escovação e por aí vai… — explica Aldo.
 
Mas, é natural que, com o passar dos anos, o cabelo perca um pouco de brilho e força. Uma mulher de 40 anos, por exemplo, apresenta fios mais fracos e porosos por causa das alterações hormonais que ocorrem em seu organismo.
 
— O volume e a maciez dos fios vão diminuindo em um processo normal de envelhecimento — afirma Aldo.
 
Ao longo do tempo, o cabelo vai perdendo também a capacidade de absorção dos nutrientes. Por isso, estimular o couro cabeludo, para melhorar a irrigação sanguínea, e, consequentemente, a distribuição de nutrientes, é uma das melhores táticas.
 
— Tire uns minutinhos para relaxar com uma boa massagem que você pode fazer no salão ou em casa mesmo — diz Edy.
 
Para melhorar o resultado, ele indica o uso de produtos que tenham na composição óleo de argan, vitamina E e Pantenol, geralmente usados em cremes anti-idade para a pele. Isso sem falar na queratina, que ajuda na recomposição dos fios.
 
— Mas, se eles estiverem muito secos e duros, prefira produtos com ceramidas — afirma Edy.
 
Aldo indica ainda tratamentos como o Power Density (realizado apenas em salões), para cabelos com perda de matéria.
 
Não dormir com os fios molhados ou úmidos é outra maneira de manter os fios saudáveis, pois evita que eles fiquem opacos, quebradiços ou propensos à proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.
 
A alimentação é outro aspecto importante no combate ao envelhecimento capilar. Segundo Edy, a falta de ferro e zinco fazem com que os cabelos comecem a cair. Abaixo, a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia ensina duas receitas de sucos para manter os cabelos sempre jovens.
 
Suco de cenoura, maçã e gengibre
 
Ingredientes: uma cenoura, uma maçã e um pedaço de 2 cm de gengibre
 
Benefícios: O gengibre é conhecido por suas qualidades estimulantes. Ele pode acelerar o crescimento do cabelo. Tradicionalmente, ele tem sido usado para proteger e condicionar os fios, reduzir a caspa e prevenir a perda de cabelo.
 
Suco de cenoura, beterraba, salsa, pepino e laranja.
 
1/2 cenoura e 1/2 beterraba, uma laranja, um pedaço de 3cm de pepino e de três a quatro folhinhas de salsinha
 
Benefícios: O pepino é rico em sálica, um mineral que irá fortalecer as fibras do cabelo. A combinação com a laranja, beterraba e salsa fornece uma grande ajuda da vitamina C, que tem propriedades antioxidantes que impedem a queda de cabelo.
 
Modo de preparo: bater no liquidificador sem água.
 

0 comentário em “Cuidados básicos contra o envelhecimento dos cabelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *