Hidratação Capilar
A hidratação capilar é um tratamento estético em que máscaras de hidratantes são aplicadas nos cabelos para a reposição de água nos fios, necessária para continuarem resistentes, maleáveis e brilhantes. Muitas vezes esses elementos da estrutura do cabelo se perdem com os danos diários ou mesmo com procedimentos químicos.
O uso constante de secador e chapinha, assim como alisamentos e colorações, podem ressecar e comprometer a saúde dos fios, dessa forma, as máscaras de hidratação capilar restauram a umidade das mechas e os deixa com aspecto mais saudável.A hidratação é indicada para cabelos ressecados, que podem ser muito longos e desgastados pelo sol, vento ou água em excesso, cabelos crespos, cabelos quimicamente tratados com tintura e ou alisamentos e cabelos de pessoas mais idosas. Outra indicação importante é para cabelos naturalmente secos ou ressecados pelo uso de secadores e pranchas.Mesmo pessoas com cabelos oleosos podem fazer o tratamentos, uma vez que é muito frequente vermos pessoas com a raiz oleosa e os fios secos e danificados.
No caso de cabelos quimicamente tratados, a hidratação é importante, pois a cutícula fica extremamente danificada e o fio fica poroso. O formol, por exemplo, dificulta a hidratação dos fios e dá uma falsa sensação de brilho, quando por baixo dele está um fio estragado.
Hidratar os fios é uma forma de compensar, mesmo que parcialmente, os danos causados por esses processos.
Em geral, uma hidratação pode conter os seguintes ativos:– Ceramidas: proteína altamente hidratante que ajuda a selar as cutículas do fio, proporcionando mais resistência;- Glicerina: é uma substância higroscópica, isto é, ela retém água na superfície dos fios, melhorando sua hidratação;
– Óleos vegetais: extraídos de frutas ou sementes como uva, abacate ou amêndoas, torna os fios mais macios e brilhantes;
– Óleo de argan: tem ação hidratante e previne a perda de água dos fios;