Por que o rosto fica oleoso? Como acabar com esse problema?
Testa brilhando, nariz oleoso, e queixo deslizando são as principais características que indicam quando uma pessoa tem pele oleosa. Essas três partes do rosto formam a Zona T, região que mais sofre com o acúmulo de oleosidade e se torna um verdadeiro pesadelo para quem tem o problema.
Por que o rosto fica oleoso?
Segundo os dermatologistas, fatores genéticos, o clima, a dieta e até o nível de estresse podem influenciar na produção de óleo do rosto. Quanto mais frio, com temperaturas baixas, mais a pele produz óleo na intenção de defesa para não deixar ressecar. Comidas muito gordurosas, altos níveis de testosterona no corpo e preocupações demais também podem acentuar o problema.
Além disso, é comum notar o rosto brilhando cada vez mais conforme o dia vai passando. Isso acontece porque a oleosidade do rosto tende a ir aumentando conforme a pele fica exposta a fatores externos, como sol, frio, chuva e ar-condicionado.
Dica para amenizar a pela oleosa:
Na hora do banho
O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele desta região. Algumas marcas, inclusive, dispõem de opções específicas para cada tipo de pele.
Maquiagem
O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que você tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente, pode usar maquiagem sem medo. Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivam a produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate, que dão aspecto mais seco.
Lencinhos umedecidos
Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas não resolvem a oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto.
Franja no rosto
A oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos na maior parte do tempo.
O mito do chocolate
A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nada a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática, o dr. Ademir recomenda que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele.
Antes de dormir
Deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas.
Minha pele não é exatamente oleosa, mas após ler teu post me dei conta que realmente ela fica com um pouco de oleosidade no inverno, agora entendi o porque!
Adorei as dicas!
Bjos
Minda ❤ 😍
Adorei saber. Já tava quase ficando louca rsrsr. Agora vou seguir e dicas e vamos ver no que vai dá
Eu tenho problemão por causa de rosto oleoso! Já tentei de tudo, é triste. Mas vou seguir essas dicas e ver no que dá! Beijos
O post ficou bem explicadinho,adorei!
Vou anotar essas dicas aqui no meu caderninho 🙂
Bjos
https://misslaniia.blogspot.com.br/
Muito bom seu post, super bem explicado, quem tem pele oleosa consegue tirar várias dúvidas ao ler. Ajuda muito essas dicas. Minha pele é mista, mas acabo fazendo os mesmos tratamentos citados a cima.
Bjs!
Tenho a pele oleosa e amei as dicas. Vou por em prática pra amenizar esse problema.
Meu rosto é muito oleoso, tenho que dedicar sempre alguma parte do dia para cuidar dessa área. Algumas das suas dicas minha Dermatologista já havia falado pra praticar, outras pra mim é novidade e vai me ajudar muito. Obrigada!
beijocas…
Que texto completo! Parabéns, muito esclarecedor, mostrando a importância de cada um conhecer o próprio biotipo para cuidar da pele direitinho! Bjos!
Gostei do post!
A minha pele é muito oleosa, agora vou seguir as dicas.
Beijinhos
Eu tenho a pele oleosa, vou usar suas dicas! bjs
Nossa, amei as dicas, eu tenho pele oleosa e é bem complicado controlar.
Beijos
Minha pele é mista, mas dependendo do clima fica mais pra oleosa, uma loucura. Adorei o post, algumas dessas dicas vão me ajudar.
Oi!!
Tenho a pele oleosa e suas dicas são maravilhosas 😀
Já estou cuidadando da pele ;)e sigo todas suas dicas.
Bjo
gostei das dicas,minha pele fica mais oleosa, na época de muito stress…
bjs
http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/
Minha pele é bem oleosa, aff.
Uso produtos específicos para me dar uma ajuda. kk
Boas dicas.
Bjão
A minha é muito oleosa,adorei o post
Facebook
Instagram
Youtube
Canal Novo Inscrevam -se
*Beijinhos da Micheli *
Adorei as dicas e o post
elas são sempre bem vindas
bjss
Amei as dicas preciso muito disso.
Ótimas dicas! Eu tenho a pele oleosa, mas na mudança de tempo umas áreas ficam secas descamando. Adoro fazer os 3 passos diariamente (lavar, tonificar e hidratar).
Beijos!
Amei suas dicas!!
Minha pele já foi mais oleosa do que agora…antes era um drama, hoje em dia aprendi lidar com ela, porém, como eu disse, a oleosidade está mais amena… Beijos!
Adorei as dicas, arrasou!!!
Beijinhos Fê
http://www.bloglovers.com.br