Por que o rosto fica oleoso? Como acabar com esse problema?

Testa brilhando, nariz oleoso, e queixo deslizando são as principais características que indicam quando uma pessoa tem pele oleosa. Essas três partes do rosto formam a Zona T, região que mais sofre com o acúmulo de oleosidade e se torna um verdadeiro pesadelo para quem tem o problema. 
 
 
Por que o rosto fica oleoso?
Segundo os dermatologistas, fatores genéticos, o clima, a dieta e até o nível de estresse podem influenciar na produção de óleo do rosto. Quanto mais frio, com temperaturas baixas, mais a pele produz óleo na intenção de defesa para não deixar ressecar. Comidas muito gordurosas, altos níveis de testosterona no corpo e preocupações demais também podem acentuar o problema.
 
 
Além disso, é comum notar o rosto brilhando cada vez mais conforme o dia vai passando. Isso acontece porque a oleosidade do rosto tende a ir aumentando conforme a pele fica exposta a fatores externos, como sol, frio, chuva e ar-condicionado.
 
 
Dica para amenizar a pela oleosa:
 
 
Na hora do banho
 
O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele desta região. Algumas marcas, inclusive, dispõem de opções específicas para cada tipo de pele. 
 
Maquiagem
O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que você tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente, pode usar maquiagem sem medo. Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivam a produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate, que dão aspecto mais seco.
 
Lencinhos umedecidos
Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas não resolvem a oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto. 
 
Franja no rosto
A oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos na maior parte do tempo. 
 
O mito do chocolate
A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nada a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática, o dr. Ademir recomenda que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele. 
 
Antes de dormir
Deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas.

0 comentário em “Por que o rosto fica oleoso? Como acabar com esse problema?

  1. Minha pele não é exatamente oleosa, mas após ler teu post me dei conta que realmente ela fica com um pouco de oleosidade no inverno, agora entendi o porque!
    Adorei as dicas!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

  2. Muito bom seu post, super bem explicado, quem tem pele oleosa consegue tirar várias dúvidas ao ler. Ajuda muito essas dicas. Minha pele é mista, mas acabo fazendo os mesmos tratamentos citados a cima.
    Bjs!

  3. Meu rosto é muito oleoso, tenho que dedicar sempre alguma parte do dia para cuidar dessa área. Algumas das suas dicas minha Dermatologista já havia falado pra praticar, outras pra mim é novidade e vai me ajudar muito. Obrigada!
    beijocas…

  4. Amei suas dicas!!
    Minha pele já foi mais oleosa do que agora…antes era um drama, hoje em dia aprendi lidar com ela, porém, como eu disse, a oleosidade está mais amena… Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *