Como prevenir doenças e se manter saudável
Cuide da higiene
Inúmeras doenças contagiosas e perigosas podem ser evitadas com a manutenção de uma boa higiene pessoal. Algumas enfermidades, como hepatite, gripe, otite, micose, conjuntivite e problemas intestinais, entre outras, estão diretamente relacionadas à má limpeza e conservação do nosso corpo.
Pratique exercícios físicos
Todos os exercícios físicos trazem benefícios ao organismo humano. Manter o corpo em movimento é a chave de sucesso para quem busca saber como prevenir doenças e ter uma saúde melhor.
A prática de atividades físicas regulares evita problemas, como diabetes, colesterol, obesidade e hipertensão. Além disso, exercícios são aliados fundamentais para o bem-estar do coração, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo as chances de infarto.
Mantenha uma alimentação saudável
Uma boa alimentação é fundamental e indispensável para quem deseja aprender como prevenir doenças. Afinal, é por meio dos alimentos que oferecemos ao organismo os nutrientes de que ele precisa para manter suas funções em equilíbrio.
Você não precisa abandonar de vez seus sanduíches, a batata frita e os doces, apenas reduzir a quantidade do que faz mal, praticando a reeducação alimentar. Procure evitar os alimentos embutidos, enlatados, gordurosos, fritos, com muito açúcar e sal.
Durma bem
Você precisa estar consciente de que, mesmo tomando os devidos cuidados, não há como prevenir doenças se não tiver uma boa noite de sono. Isso porque é quando dormimos que o nosso organismo realiza diversas funções essenciais para manter o seu equilíbrio e saúde.
Durante a noite, o corpo humano se mantém parcialmente ativo. Acontecem diversas reações químicas que ajudam no aproveitamento dos nutrientes e na eliminação de substâncias nocivas. Além disso, também são liberados hormônios que regulam as funções orgânicas.
Mantenha o corpo hidratado
Uma grande parte do corpo humano é composta por água e, além de ser excretada, assim como aquela que está presente no ambiente, ela se evapora do nosso corpo e precisa ser reposta. Isso garantirá a fluidez do sangue, hidratando células e tecidos.
Quando o organismo fica desidratado, também acontece uma queda na capacidade de proteção do sistema imunológico. Isso significa que ficamos mais suscetíveis a micro-organismos e agentes nocivos.
Porém, não se esqueça de que a hidratação deve ser feita com água. Isso porque sucos e outras bebidas contêm ingredientes que aumentam a quantidade de sais minerais no organismo. O ponto negativo é que o excesso dessas substâncias pode causar complicações renais, então, o recomendado é sempre água.