Dicas para começar a entender sobre como investir
Já descobriu a importância de poupar dinheiro e agora quer investir o que economizou? Então, para ter sucesso na próxima etapa, você precisa dar fim à famosa pergunta: como começar a investir?
Diferente do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro para dar o primeiro passo e nem ser especialista em finanças.
Hoje em dia existem opções de investimentos para todos os bolsos, com aplicação inicial baixa e com baixo risco.
Entenda a diferença entre renda fixa e renda variável
Ao longo da vida todos nós passamos por diversas fases, com necessidades específicas para cada uma delas. É importante que você se planeje para isso. Afinal, você não quer chegar na terceira idade sem dinheiro para curtir a aposentadoria, divertir-se e cuidar da saúde.
Fique de olho na liquidez dos investimentos
Liquidez é a velocidade com que você consegue transformar um investimento em dinheiro líquido. Um título do Tesouro Direto tem, por exemplo, mais liquidez do que um imóvel porque se você quiser vender o título, o Tesouro garante a recompra; já o imóvel dependerá de encontrar um comprador interessado.
A segurança está na diversificação
Distribua o seu dinheiro em diversas classes de ativos, tanto em renda fixa quanto variável. Na renda fixa, você pode ter vários títulos prefixados e pós-fixados como Tesouro, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), Debêntures, CRIs (Certificado de Recebível Imobiliário), CRAs (Certificado de Recebível do Agronegócio) e assim por diante. Na renda variável, procure distribuir o dinheiro entre ações de boas empresas, em setores distintos ou em fundos imobiliários multi-ativos e multi-região.
Se for investir em ações, escolha boas empresas
Uma boa empresa é aquela que já está no mercado há algum tempo e que tem demonstrado consistência nos lucros, crescimento, dívida equilibrada, pagamento de proventos e boa gestão. Há empresas que têm muito ainda para crescer (essas geralmente não são campeãs de dividendos, mas podem se valorizar) e empresas que já atingiram a maturidade e podem ser boas pagadoras de dividendos. Para garantir crescimento e renda no futuro, faça uma carteira diversificada entre essas ações.
Fundos imobiliários proporcionam uma renda mais estável que ações
Embora a regra determine que os fundos de investimentos imobiliários paguem dividendos semestralmente, na prática a maioria deles paga esses proventos todos os meses. Isto é uma ótima alternativa para se construir uma carteira previdenciária, seja para seu sustento, seja para se obter uma renda extra perene no futuro.
Reinvista
Este talvez seja o maior segredo de todo investidor: tanto a renda fixa quanto a renda variável faz o dinheiro crescer. Há títulos como o Tesouro IPCA que pagam juros semestrais aos investidores. Se você usar esses rendimentos para comprar mais ativos de renda fixa e variável ou, como eu costumo chamar “geradores de renda”, você aumentará a velocidade com que o seu patrimônio cresce. E quanto mais ativos você tiver, maior será a sua renda.
Paciência e disciplina são a chave
Convenhamos: a única forma de ficar rico em pouco tempo é ganhando um prêmio ou uma boa herança. Para os demais mortais, apenas o trabalho diligente e o investimento constante farão com que o seu patrimônio cresça. Você precisará ter bastante disciplina para não desistir no meio do caminho (acredite, o mundo apresenta formas tentadoras para gastar dinheiro sem necessidade) e seguir fazendo os aportes em sua carteira de investimento.
Dedique parte do fruto do seu trabalho a momentos de lazer e diversão. Afinal, a vida é para ser vivida e o investimento é apenas um modo de garantir que no futuro possamos curti-la com qualidade e segurança.