Dicas para manter os cabelos arrumados mesmo no capacete
Se você tem o costume de andar de moto ou de bike, o primeiro passo para não atrapalhar o cabelo com o capacete é ter um acessório desse só para você. O cabelo é rico em material orgânico, há seres microscópicos e inofensivos na superfície do couro cabeludo. O capacete é um ambiente úmido e quente, ideal para que os seres inofensivos se proliferem de modo que passem a ser nocivos. Assim surgem muitas descamações e micoses. Então, para evitar riscos e, mais do que atrapalhar o cabelo, adquirir um problema de saúde, pense no capacete como uma escova de dentes. Só use o seu.
Não há penteado ou corte que resista, se o aspecto do cabelo inclui caspas, machucados e focos de calvície causados por micoses. Então, para não atrapalhar o cabelo com o capacete, além de ter seu próprio acessório de segurança, invista na higienização. Afinal, ele estará em contato direto com seus fios! E você faz questão de que eles permaneçam cheirosos, não é? Para facilitar o processo, prefira aqueles que têm a parte interna e estofada removível. Alguns podem ser colocados até na lavadoura de roupas. Siga as prescrições do fabricante, na hora da higienização.
Mesmo com sistema de ventilação, o capacete costuma fazer o cabelo suar. Preso num espaço pequeno, o couro cabeludo libera calor e os fios ficam mais úmidos do que se estivessem sem eles. Porém, quem usa o cabelo natural (crespo, cacheado ou liso) sai na frente. Depois de suar levemente, o cabelo volta à textura natural. Ou seja deixe o uso do modelador de cachos ou da escova alisadora para quando você não for de moto.